.QUEM SOMOS.
O que é a Rural Vivo?
É uma associação cultural sem fins lucrativos, baseada no Campo do Gerês (S. João do Campo), constituída por um grupo de artistas, artesãs/ãos, agricultoras/es, músicos/as e investigadores/as. Tem como objecto contribuir para um desenvolvimento sustentável a nível social, cultural e económico das e dos habitantes do meio rural da Serra do Gerês, através da criação de projectos e da dinamização de eventos e actividades nas áreas: agrícola, ecológica, educativa, artística e cultural.
Quem Somos
Somos um colectivo de pessoas naturais e/ou residentes no Campo do Gerês que vem dinamizando diversos tipos de actividades num contexto rural algo isolado, o qual dispõe de uma escassa oferta cultural.
Linha do Tempo
‘09 Os Inícios
Começámos a dinamizar atividades sócio-culturais com as crianças da comunidade local, reativando a antiga Associação Recreativa e Cultural do Campo (A.R.C.Ca.) junto com os jovens adultos da aldeia.
’12 Visão
Criou-se o Núcleo de Agroecologia do Campo do Gerês (N.A-E.C.) com o fim de sensibilizar acerca do impacto ambiental do ser humano na Terra, questionando sobre os sistemas de produção agrícola, divulgando e oferecendo conhecimentos práticos e teóricos da Agroecologia através de jornadas, cursos e oficinas. Um profundo estudo de prospeção frutícola na região foi desenvolvido, assim como a reprodução de sementes de variedades agrícolas tradicionais.
‘19 Associação
Junto com novos membros residentes, cria-se a Associação Cultural Rural Vivo!, com o fim de fortalecer o tecido rural que tão enfraquecido está pelo êxodo que o atinge, ampliando a oferta cultural, e desenvolvendo projetos nas áreas de Agroecologia, Educação e as Artes, sendo a Resiliência Rural o pano de fundo, e tendo sempre os eixos da Investigação e/ou da Intervenção.
Os Nossos Objetivos
1 |
Valorizar a herança natural e cultural da Serra do Gerês.
2 |
Resgatar os saberes e práticas ancestrais do meio rural.
3 |
Incentivar práticas de reflexão, investigação e criação nas suas áreas de intervenção: cultura, educação, arte, agroecologia.
4 |
Facilitar o acesso à cultura. Organizar uma agenda cultural e promover atividades sócio-culturais
5 |
Organizar eventos que permitam explorar a linguagem artística.
6 |
Fomentar e impulsionar a criação artística.
7 |
Dinamizar actividades que dêem a conhecer formas e práticas para uma vida sustentável e ecológica, e promover formações nesta área.
8 |
Criação de um projecto educativo inclusivo que ofereça métodos e ferramentas para o estudo de múltiplas disciplinas, disponibilize material didático apropriado, disponha de recursos humanos e materiais, e ofereça uma orientação pedagógica fundamentada na Educação Integral e Holística.
9 |
Oferecer formações que capacitem de forma completa e consciente o cidadão e a cidadã do século XXI.
10 |
Consciencializar sobre a biodiversidade existente e a necessidade da sua preservação e expansão, assim como da responsabilidade colectiva da gestão dos recursos naturais.
11 |
Sensibilizar sobre o respeito à Terra como fonte criadora de Vida.
12 |
Consciencializar sobre a biodiversidade existente e a necessidade da sua preservação e expansão, assim como da responsabilidade colectiva da gestão dos recursos naturais.
13 |
Promover o associativismo através de parcerias.
CORPOS SOCIAIS
Eleitos a 8 de Novembro de 2023, no contexto da Assembleia Geral.
Direção
Evelyne Lopez Mussons
Presidente
Jorge Picas de Carvalho
Tesoureiro
Miguel Antunes
Secretário
Conselho Fiscal
Enzo Coria
Presidente
Manuel Martins
Redator
João Carlos Martins
Secretário
Mesa da Assembleia
Cheila Collaço Rodrigues
Presidente
Sara Estelita
1ª Secretária
Patricia Soares
2ª Secretária
Fala Connosco
Propostas/Parcerias/Opiniões/Sugestões/Ideias/Comentários/Desejos