AGROECOLOGIA
A nossa experiencia
Em Novembro de 2011 nasce a 1ª Jornada de Soberania Alimentar do Campo do Gerês, e assim o Núcleo de AgroEcologia do Campo do Gerês (N.A-E.C.) com o fim de sensibilizar sobre o impacto ambiental do ser humano na Terra, questionar os sistemas de produção agrícola macro-industriais, repensar o uso de agro-tóxicos na agricultura e os impactos na saúde, e divulgar conhecimentos práticos e teóricos da Agroecologia através de Jornadas, Cursos e Oficinas.
Prospeção Frutícola
Um profundo estudo de prospecção frutícola na região foi desenvolvido por Manuel Martins (natural de Campo do Gerês) desde 2011, onde foram encontradas e “resgatadas” antigas variedades sobretudo de pomoideas no concelho de Terras de Bouro, as quais foram reproduzidas e disponibilizadas num pequeno Pomar de salvaguarda do património genético das variedades locais.
Este viveiro comunitário foi implementado em 2019, em conjunto com a Associação de Compartes do Campo do Gerês, e inicialmente com a Escola técnica superior agrária de Ponte de Lima. As trocas e reprodução de sementes de variedades agrícolas tradicionais e distribuições de sementeiras foram promovidas pelo Núcleo.
Dinamizar Actividades
Uma das prioridades do NAEC é dinamizar actividades que dêm a conhecer modos de practicar uma vida sustentável não poluente no dia a dia, co-responsabilizándo-nos pelo Solo que cultivamos e deixamos às gerações vindouras. As actividades que se tem dinamizado são:
- Jornadas de Soberania Alimentar
- Oficinas de Fruticultura
- Curso de Agricultura Regenerativa
- Encontro da Bolota & Plantas Silvestres Comestíveis
- Passeios Mitológicos
- Ações de Reflorestação e Trocas de Sementes
Fragmentos da Serra
O banco genético está disponível para pessoas locais & outras, a nível frutícola e hortícola. Pequenas ações de reflorestação foram implementadas em algumas áreas do Campo do Gerês em conjunto com a Associação de Compartes que tem vindo a desenvolver prioritariamente esta grande labor.
Voluntariado
Todo o trabalho desenvolvido é de cariz voluntário e benévolo. Todos os eventos promovidos receberam muita ajuda de pessoas voluntárias que se aproximaram e deram o seu tempo, energia e contributo para que as actividades se realizassem. A todas essas pessoas: um grande
Bem-Haja!!!