.Germinar.
Comunidade
Somos a Comunidade de Aprendizagem “Germinar”, um colectivo de pessoas e famílias inserido nas Serras da Cabreira e do Gerês, situadas no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. A Germinar está integrada na Associação Cultural Rural Vivo, que se dedica a promover projectos de intervenção sócio-comunitária ligados à Agroecologia, às Artes e à Educação, criando assim um movimento sócio-cultural que promove a Vida no interior do país.
O que Fazemos
Na Germinar pretendemos proporcionar um espaço cuidado para acolher as nossas crianças em Liberdade, num ambiente saudável, alegre, atento e respeitoso.
As famílias acompanham a aprendizagem e a criatividade das crianças, através de um ambiente adequado à brincadeira livre e às práticas artísticas, num paradigma educativo democrático e participativo.
O processo pedagógico acontece com a participação ativa das famílias (responsáveis em primeiro lugar) e o acompanhamento de arte-educadoras/es.
Os projetos culturais da Associação Rural Vivo estendem-se à Comunidade de Aprendizagem (além de escolas públicas da zona), pelo que as crianças desenvolvem trabalhos de co-criação junto dos e das artistas em residência.
Acontecem atividades regulares semanal ou quinzenalmente como teatro, escrita criativa, construção/carpintaria, visitas pedagógicas, karaté, entre outras.
É neste espaço-tempo, quando se juntam e cruzam as crianças, que toma forma a Comunidade de Aprendizagem Germinar.
Seguindo os interesses que vão surgindo no grupo, dinamizadas pelas famílias e nalguns casos contratando especialistas de determinadas atividades.
Sementes
Neste segundo ano de vida da Germinar, está-se a formar um novo grupo de crianças de 1 a 5 anos, as “Sementes”, onde bebés acompanhados/as também integram o grupo, sediado no Campo do Gerês; pelo que uma nova dinâmica fez crescer o projeto educativo, e a aldeia de Campo do Gerês, promovendo a fixação de novas famílias.
O Espaço
O projecto localiza-se em vários espaços públicos e privados. Um deles, é um espaço de 1 hectare, numa quinta no Campo do Gerês, cedido por uma das famílias, onde se está a investir na criação de infraestruturas.
Situado no sopé da Serra do Gerês, o local está rodeado por um rio e abraçado por um Carvalhal e zonas florestais autóctones.
Onde existe um extenso pomar de conservação de variedades frutícolas, uma horta, e muito espaço natural que inspiram uma vivência simples e profunda em contacto com os elementos da Natureza.
Na Germinar
Desenvolvemos uma pedagogia activa, a qual fomenta o desenvolvimento natural da criança, as suas faculdades inatas, e as curiosidades que guiam o seu caminho.
Respeitando o próprio ritmo e tempo de cada criança, acompanhando o seu processo maturativo, e ajudando-a a aprender a identificar progressivamente as suas emoções e sentimentos. Estimulamos a Criatividade através de práticas artísticas que implicam a experimentação, o diálogo, a cooperação, a transdisciplinariedade e o sentido do colectivo, respeitando sempre a integridade e individualidade de todas e todos.
Acreditamos
- A Arte pode ser usada como ferramenta de emancipação e transcendência das Comunidades;
- a Agroecologia é uma prática de empoderamento e cuidado da saúde do corpo, das paisagens e do território;
- a Educação das Crianças, em Liberdade e em Comunidade, é uma grande oportunidade de transformação Social, um novo Paradigma, que espelha um Mundo mais Harmonioso, Consciente e Pleno.
- a Diversidade e Qualidade da oferta educativa em Territórios de baixa densidade poderá revitalizar as aldeias ameaçadas pelo êxodo rural.
Assumimos a premisa
A criança deve ser protagonista dos seus processos de aprendizagem, numa perspectiva da educação integral e holística. As famílias educam (no mais puro sentido de acompanhamento relacional e afectivo), e na Germinar estendemos a acção das famílias ao colectivo.
Está presente no projecto a inspiração em:
Metodologias Montessori, Waldorf, Emmi Pickler; autores/as como John Holt, Helena Singer, Carlos Neto, Paulo Freire, Jesper Juul, e Rebecca & Maurício Wild; escolas Libertárias, Democráticas, e da Rede 7 Pétalas.
Neste momento esta a decorrer uma campanha de recaudação de fundos para cobrir os honorários da equipa educadora.
COMO impulsionar este projeto?