Menu
Dezembro 2023
Renata-Zanete
Renata Flaiban
Campo do Geres
Renata-Zanete

Durante um ano e meio, a artista em residência permanente Renata Flaiban, O espetáculo “Uma espécie em viagem” aborda as migrações humanas enquanto realidade social, no contexto português e não só. As explorações laborais, as inconsistências burocráticas e certos conflitos sobre a questão da imigração compõem esta peça de teatro comunitário. 

Um professor e seus alunos  adolescentes aparecem ao longo do espetáculo, tentando transmitir com os seus corpos e falas, um pouco do que se passa neste mundo em deslocação.

Com um olhar ecocêntrico, notamos que os processos de deslocamento pelo planeta não são exclusividade da espécie humana

O texto foi construído com exercícios de improviso a partir de palavras como “deslocar”, “deslocado”, “imigrar”, “partir” e as suas definições no dicionário. Lemos notícias da comunicação social sobre situações de xenofobia e violência contra imigrantes em Portugal.

Algumas músicas integraram-se à peça, assim como partilhas de histórias vividas. O sentimento de pertença, o território que habitamos, a identidade que construímos e a saudade de voltar ou de partir estão presentes a todo o momento.

O Grupo de Teatro Comunitário do Campo é um grupo multicultural, composto por pessoas com origens em Portugal, França, Espanha, Estados Unidos, Alemanha e Brasil, com atividade no Campo do Gerês. O clima de festa, as músicas em diferentes línguas e o sentido de humor são elementos que fazem parte do grupo e, por isso, comparecem em suas criações.