Polifonias Singulares vol.1
Biografia
LAVOISIER é formado por Roberto Afonso e Patrícia Relvas, que nasce com a necessidade interior de criar um diálogo, onde a expressão musical é elevada ao seu expoente mais sensível. A estadia em Berlim entre 2009 e 2013 criou-lhes um novo olhar e, com a distância, chegou a inevitável “saudade”. Depois de consolidar conceptualmente o projecto na antropofagia adoptada pelos Tropicalistas brasileiros nos anos 70, o primeiro passo para a sua aproximação à música tradicional portuguesa teve origem no trabalho de recolha musical, levado a cabo por Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça. Foi atrav
Lavoisier
Este projeto foi proposto pelos Lavoisier às Cantadeiras, após ter acontecido uma primeira residência que fortaleceu uma amizade e afeto entre ambos grupos. Desta vez os Lavoisier gravaram o álbum “Polifonias Singulares” na igreja paroquial do Campo do Gerês em 2021, interpretando ambos grupos 4 músicas originais.
Foi editado um vinil de coleção, com um lado A (as 4 músicas originais) e um lado B, com as mesmas 4 músicas, re-interpretadas pelos Lavoisier, numa outra abordagem, com o apoio do técnico de som José Fortes. Este álbum foi apresentado em Junho de 2023 no Campo do Gerês.
“Polifonias Singulares” é uma série de discos-ensaio que marca uma nova etapa no percurso de Lavoisier, fruto de investigação e da vontade de conhecer, registar, partilhar e transformar, alicerçados na vontade de criar pontes entre o tradicional e a atualidade.
A
Segadinhas
São João da Ponte
Moda das Malhadas
Fui escrever
B
Segadinhas
São João da Ponte
Moda das Malhadas
Fui escrever
Neste primeiro volume da série, Lavoisier apresenta-se com o canto perdido das Cantadeiras do Campo do Gerês. Numa edição exclusiva em formato vinil, limitada a 300 cópias, “Lavoisier & Cantadeiras do Campo do Gerês — Polifonias Singulares Vol.1” apresenta, de um lado, as vozes das Cantadeiras do Campo do Gerês, registadas por José Fortes na Igreja de São João do Campo e, do outro, Lavoisier a recriar e a transformar essas mesmas cantigas, para que não se percam.
Créditos
lançado em 15 de junho de 2023
LADO A
Cantadeiras do Campo do Gerês
Ana Fonseca, Ana Dias, Carmelita Pires, Conceição Pires Ribeiro, Dores Carvalhal, Evelyne Mussons, Eduarda Silva, Isac Dias, João Barroso, Joana Barroso, Lúcia Dias, Miguel Silva
Gravação em Campo do Gerês - José Fortes
Mistura e masterização - José Fortes
LADO B
Lavoisier
Roberto Afonso - Voz, guitarra e baixo
Patrícia Relvas - Voz, percussões e eletrónicas
Composição, produção e gravação - Lavoisier
Mistura e masterização - Eduardo Vinhas
Concepção gráfica - Patrícia Relvas
Fotografias - Ilídio Marques